Muitas e muitas atividades escolares para professores e alunos.

A

sábado, 26 de março de 2016

Seus alunos sabem interpretar problemas?

Meus alunos não leem o enunciado com atenção. Outros não têm tanta habilidade de leitura e não conseguem interpretá-lo." Certamente você já ouviu frases como essas - ou até mesmo falou isso em algum momento. Mas existe outro fator que deve ser levado em conta quando o assunto é resolução de problemas: o domínio dos conteúdos matemáticos. 

Para refletir sobre essa questão, analise o seguinte enunciado: "André tinha várias bolinhas de gude. Em um jogo, ganhou 17 e agora está com 43. Quantas ele tinha antes da partida?" Se os estudantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental se deparam com esse texto, é muito provável que entendam que existe um menino e que ele ganhou bolinhas em um jogo. E, apesar de terem interpretado o texto, é bastante comum que muitos não saibam como resolver a questão. Já, se o professor apresentar o problema "Calcule quantas bolinhas de gude André tinha se ganhou 20 durante o jogo e agora está com 35", é possível que mais crianças respondam.

 O contexto apresentado é o mesmo, mas há algumas variações que modificam a complexidade, deixando o segundo mais simples. Os números do primeiro enunciado (17 e 43) são mais difíceis de lidar do que os do segundo (25 e 20), e a história está contada de maneiras diferentes, embora ambos queiram saber quantas bolinhas André tinha antes de jogar.

Para ler o resto da matéria clique na
Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/seus-alunos-sabem-interpretar-problemas-matematica-697607.shtml

3 comentários:

Sonia Freitas Machado disse...

Só isso?

Carol disse...

Sonia Maria , você clicou no link para ler o resto da matéria???

Carol disse...

Sonia Maria , você clicou no link para ler o resto da matéria???

Postar um comentário

B