Muitas e muitas atividades escolares para professores e alunos.

A

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Modelo para relatórios indivuais de desenvolvimento na Educação Infantil

Modelo para relatórios de desenvolvimento na Educação Infantil

Relatório Diagnóstico do Desenvolvimento Escolar-Educação Infantil

Aspectos a serem observados:


Ø Hábitos e atitudes
Ø Socialização e relação eu/outro
Ø Participação durante as atividades
Ø Trabalho em grupo, divisão de tarefas
Ø Respeito a limites e regras
Ø Capacidade de seguir rotina
Ø Hábitos de higiene pessoal
Ø Desenvolvimento da linguagem oral
Ø Desenvolvimento psicomotor
Ø Orientação Espacial
Ø Coordenação motora dos grandes músculos
Ø Coordenação motora dinâmica dos músculos das mãos e dedos
Ø Identificação das cores primárias
Ø Ouvir e recontar histórias
Ø Identificação das formas geométricas planas básicas
Ø Visualização e identificação do nome
Ø Apreensão de conceitos, como: baixo/alto, emcima/embaixo
Ø Desenvolvimento da lateralidade: esquerda/direita.
OBS: onde tem .....coloque o nome da criança.
Durante este período,............,além de permanecer atenta visivelmente ativa,demonstrando enorme interesse pelas atividades realizadas,conseguiu superar uma de suas maiores dificuldades: a expressão oral ou exposição de gostos, predileções e travar diálogos com os amigos e com a professora.Para além das expectativas,....... Demonstra total
Segurança,opinando,dialogando, citando preferências e interagindo com todos com total vivacidade, o que foi desenvolvido através de jogos e atividades diversas que a incentivavam a participar oralmente.responde a perguntas Feitas, reconta historias com coerência dos fatos, chegando a recriálas sob alguns aspectos.Está em excelente nível De desenvolvimento da coordenação motora e viso motora, identifica várias cores, apontando-as em objetos variados Ao seu redor. Identifica seu nome escrito, inclusive entre outros, dizendo a letra inicial do mesmo e seu som, prossegue com excelente higiene, orientação espacial. O desenvolvimento do conceito de lateralidade está em processo. Tem predileção pela linguagem musical e gosta muito de ouvir histórias.

.............permanece tranqüila, muito atenta ao que se passa ao seu redor.No entanto,demonstra melhoras no entrosamento com o grupo e expressa-se melhor, falando baixinho, porem , comunicando-se com amigos e com a professora.Está em bom nível de desenvolvimento da coordenação motora e viso motora.Identifica algumas cores, apontando em objetos variados ao seu redor.Necessita de auxilio para identificar seu nome no crachá.Prossegue com excelente higiene, orientação espacial.O desenvolvimento do conceito de lateralidade está em processo.Tem predileção pela linguagem musical e gosta muito de ouvir histórias.o conceito de número está em desenvolvimento, contando nos dedinhos e em objetos ao seu redor.Apreendeu conceitos básicos como maior / menor,embaixo/emcima, perto/longe.

A aluna......... não compareceu durante todo o período, portanto,não posso avaliar seu desempenho.

A aluna.......demonstra ter superado o egocentrismo, conseguindo dividir espaços e ambientes com maior facilidade.Deixando de ser o centro todo o tempo.

........está interagindo melhor com o grupo e comunicando-se mais freqüentemente e com menor nível de agressividade em seus relacionamentos interpessoais .A linguagem oral está ainda em processo, sendo trabalhada com músicas ,jogos de palavras e fichas ilustradas.O aluno já consegue escutar histórias, apesar de não recontálas. Com auxilio, identifica seu nome e a letra inicial, sendo incentivado neste sentido pela professora e por amigos. Identifica algumas cores primárias em objetos ao seu redor, vem desenvolvendo melhor a noção da importância dos hábitos de higiene, a noção de número,contando dedinhos e objetos.Tem predileção pela linguagem musical e realiza as tarefas com vontade e gosto,demonstrando alegria.A agressividade para com os amigos deixou de ser tão presente e ele vem demonstrando um nível cada vez melhor de socialização com os demais.Os conceitos perto/longe; maior/menor;emcima/embaixo estão em desenvolvimento.

.........permanece tranqüila, estabelecendo reações de amizade com naturalidade e freqüência, travando diálogos e expressando sentimentos , convivendo com todos de forma harmônica ,dividindo espaços e objetos.Vem demonstrando comunicação mais freqüente com os amigos e professora.Está em excelente nível de desenvolvimento da coordenação motora e viso motora, identifica seu nome escrito, inclusive entre outros, dizendo a letra inicial do mesmo e seu som, prossegue com excelente higiene,orientação espacial.O desenvolvimento do conceito de lateralidade está em processo.Tem predileção pela linguagem musical e
Gosta muito de ouvir histórias. Desenvolveu os conceitos perto/longe; maior/menor; emcima/embaixo dentre outros.

......prossegue extremamente comunicativa, trabalhando muito bem em grupo e comunicando-se muito bem com todos e com a professora.O desenvolvimento da linguagem oral ou articulação das palavras esta em andamento ,vem sendo trabalhada com músicas, reconto de historias e fichas ilustradas,alem de jogos diversos.Participa com interesse,opina,dialoga e participa com freqüência. Identifica muitas cores, alem das primárias, reconhecendo-as,inclusive,ao seu redor.responde a perguntas feitas, reconta histórias com coerência dos fatos chegando a recriá-las sob vários aspectos. Está em excelente nível de desenvolvimento da coordenação motora e viso motora,identifica várias cores,apontando-as em objetos variados ao seu redor.Identifica seu nome escrito,o de colegas,prossegue com excelente hábitos de higiene,orientação espacial
O desenvolvimento dom conceito de lateralidade está em desenvolvimento.

......Percebe-se que aluna tem dificuldade de articular fonemas,o que vem sendo trabalhado com músicas, jogos, histórias e fichas ilustrativas.Está desenvolvendo a noção de números,contando nos dedinhos.Demonstra muito interesse na realização das atividades e está conseguindo manter-se mais atenta.Está vencendo o alheamento que antes demonstrava com freqüência .

.....permanece tranqüilo todo o tempo, estabelecendo relações de amizade, emprestando brinquedos,partilhando materiais,demonstra comunicação mais fácil.segue rotina com facilidade.

Fonte:

RELATÓRIOS INDIVIDUAIS - EDUCAÇÃO INFANTIL - SEGUNDO SEMESTRE


COMO FOI O NOSSO TRABALHO
NO SEMESTRE
DESENVOLVIMENTO DO ALUNO
AFETIVO SOCIAL:
No segundo semestre os laços afetivos foram fortalecidos entre alunos e alunos, professores e alunos. No “Dia das Crianças”- com o teatro dos professores, todos se alegraram durante essa apresentação. “No Baile a Fantasia” todos dançaram e vivenciaram momentos de descontração e felicidade.Os alunos de maneira geral demonstraram mais autonomia demonstrando suas opiniões sobre os diferentes assuntos tratados na sala. Já procuram resolver suas diferenças através do diálogo e quando não conseguem buscam ajuda de uma professora. Essas atitudes foram sendo trabalhadas através de rodas de conversa e nos combinados da sala, tornando a convivência de todos mais harmoniosa. As crianças demonstraram interesse pelas atividades propostas, participando ativamente de cada uma delas. Os cantinhos da sala foram elaborados de acordo com a opinião das crianças e na hora do diversificado também expressam suas opiniões sobre as atividades e brincadeiras. As histórias foram contadas de diferentes maneiras e em locais diferentes o que as crianças adoraram. Elas amaram escutar CD’s com histórias principalmente a história “Chapeuzinho Vermelho”, a favorita da turma.
No Parque com Interferência, as crianças propõem brincadeiras, então tudo fica bastante divertido. Um dos cantinhos que mais gostam é o Castelo, pois gostam de se vestir de príncipes e princesas. Este semestre foi bastante divertido, foi gratificante observar a evolução dos alunos em suas relações interpessoais e o respeito com o coleguinha, a preocupação em cuidar um do outro.
**** é um menino muito carinhoso, prestativo e espirituoso. Não tem dificuldade em estabelecer vínculos afetivos entre as crianças, as professoras da sala e funcionários da escola. Demonstra iniciativa na resolução de pequenos conflitos e quando não consegue pede ajuda para as professoras que sempre o auxiliaram. Gostou bastante de participar das atividades do parque com intervenção, em especial do Castelo. Lá se fantasiou, criou histórias, andou de cavalinho de pau simulando estar em uma grande floresta. Participa das rodas de conversa, demonstrando e argumentando os temas abordados e expondo suas opiniões e histórias pessoais dialogando tanto com as professoras quanto com seus coleguinhas. Ainda precisa ser incentivado a cuidar e valorizar a preservação dos espaços coletivos da escola, mas apresenta iniciativa quando encorajado pelas professoras. Às vezes é resistente e arredio em relação às regras de convivência, mas com estímulos tem consentido e até encorajado seus colegas a melhorar suas atitudes em relação a este tema. Aprecia a hora da história, valorizando este momento. Pede para ler seus livrinhos favoritos partilhando com todos seus interesses sobre eles.
É bastante curioso em relação aos acontecimentos da sala. Demonstra amizade e ser prestativo com os colegas quando estão em conflito, demonstrando solidariedade e respeito.
ARTE:
Em Arte trabalhamos neste semestre com o Projeto: Sustentabilidade cujo tema era: Paisagens urbanas e questões ambientais – utilizando materiais recicláveis para transformá-la em um ambiente sustentável. Os alunos adoraram participar das atividades propostas. A leitura e releitura de obra estiveram presentes, assim como atividades interdisciplinares envolvendo Arte e Matemática. Conhecemos muitos pintores diferentes e as técnicas artísticas empregadas por eles. Tarsila do Amaral, Jackson Pollock, Vick Muniz e Andy Warhol. Com Tarsila os alunos puderam perceber as características do espaço urbano. Nestes momentos foram abordados temas como o lixo presente nas cidades. Ao apresentar as obras de Vicky Muniz as crianças puderam perceber formas de se reaproveitar o lixo , a professora então propôs aos alunos a construção de uma casinha de caixinha de leite. Eles adoraram a ideia e aceitaram prontamente. Ao estudar Andy Warhol as obras deste artista, os alunos puderam observar uma técnica empregada para criticar o consumismo. A pintura de ação, uma técnica desenvolvida pelo pintor Jackon Pollock encantou as crianças, a usamos para fazer pintura de materiais reciclados. Assistimos um trecho do filme onde o pintor demonstra sua técnica. Foi um momento único, as crianças amaram ver um “pintor de verdade” como eles disseram.Os alunos também puderam apreciar o teatro da URBAM sobre o tema trabalhado e uma palestra explicativa.Outro artista prestigiado foi Guataçara que veio até a escola apresentar um pouco do seu trabalho. As crianças já conheciam algumas de suas obras que tinham sido apresentadas em sala de aula.
Mas as atividades que mais gostaram com certeza foram à confecção da casinha, a cada tijolinho, cada parede que se erguia , apareciam comentários diferentes e a ansiedade aumentava cada vez mais. As crianças se envolveram mesmo não deixando os pais jogarem as caixinhas de leite de casa, já que estas eram a matéria prima do trabalho.
****desfruta das aulas de Arte, valorizando as atividades propostas. Dedica-se em suas atividades, mostra suas produções para as professoras e coleguinhas pedindo a opinião de todos. Empenha-se em ajudar seus amiguinhos , quando lhe pedem sua opinião, dando suas sugestões. Durante a atividade de leitura de obras de Arte ele procura ficar atento as perguntas da professora sobre os elementos que a compõe. Sempre compartilha suas observações questionando também as dos coleguinhas de sala. Durante a confecção da casinha de caixinhas de leite esteve interessado. Fez muitas perguntas sobre a elaboração desta atividade e por diversos momentos imaginou com seus coleguinhas como ficaria o produto final desta atividade. Ficou bastante entusiasmado ao explorar diferentes técnicas e materiais nas aulas de Arte ficando encantado com as possibilidades destes materiais.
Na visita da URBAM esteve atendo ao teatro e ao tema discutido. Na atividade com Guataçara esforçou-se para fazer tudo que estava proposto, demonstrando alegria e disposição. Enfim, **** manifestou admiração e gosto pelas aulas de Arte, tendo uma atitude de respeito por suas produções, dos colegas e dos artistas apresentados.
MOVIMENTO:
Os alunos tiveram momentos de muita diversão correram , dançaram , pularam, arremessaram e participaram de percursos. Nas atividades que da sequência de atividades: Olimpíadas vivenciaram a corrida, o arremesso, atividades da ginástica rítmica e confeccionamos um álbum esportivo. As crianças gostaram muito desta atividade, pois puderam observar os atletas e suas atuações fazendo leitura de imagens destes esportistas. Durante todas as atividades propostas observei que as crianças compartilharam de suas conquistas incentivando e torcendo pelo colega. Alguns até deram dicas de como melhorar o desempenho. Foram atividades prazerosas e muito divertidas. As aulas de Movimento também foram recheadas de jogos e brincadeiras cantadas, a turminha adorou e participou bastante destas atividades.
****adora explorar atividades que envolvem a exploração corporal. Revela alegria e vontade de vencer os desafios corporais que lhes são propostos.
Gostou muito de observar e compartilhar com seus colegas imagens esportivas, nestes momentos partilhou suas opiniões a respeito das modalidades trabalhadas.
Suas atividades preferidas são: corrida e brincadeiras e jogos cantados. Em ambos procura superar seus limites. Também ficou bastante envolvido com atividades que envolveram percurso e obstáculos.
Fica feliz ao atingir suas metas e ao ver seus colegas superando suas expectativas.
O aluno está progredindo cada vez mais explorando diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade.
MÚSICA:
A música fez parte do nosso cotidiano todos os alunos cantam ao acordar, na hora de se locomover para o parque ou qualquer outra área da escola. Atrelamos este semestre música e movimento utilizando a Sequência Didática - “Palavra Cantada”. As crianças adoraram assistir e aprender os movimentos das músicas. Também exploraram instrumentos musicais no Cantinho de Música na sala de vídeo. Amaram este espaço. Foram lá por diversas vezes brincar com os instrumentos. Na visita do artista Guataçara, os alunos puderam apreciar atividades com roda circular e seus movimentos. Algumas crianças avançaram em relação à exploração de sons e ritmos usando o corpo como: palmas, estalos dos dedos, sons feitos com a boca entre outros. Elas contam de suas conquistas e até tentam ensinar os coleguinhas. Nas aulas de música, a preocupação foi apresentar formas de se fazer música utilizando o corpo e objetos do cotidiano, apresentando de forma lúdica o ritmo, as tonalidades, timbres, ostinato e sons diferenciados.
O aluno ficou muito interessado nestas aulas. Empolgou-se ao ir explorar o cantinho de Música na sala de vídeo e de participar das atividades de música e movimento da sequência de atividades- “Palavra Cantada”. Com vontade dançou, cantou , fez gestos, brincou com seus coleguinhas e educadora. Compartilhou de suas conquistas musicais como saber estalar os dedos ou conseguir acompanhar a música com sons produzidos pela boca. Divertiu-se nas aulas que exploraram diferentes tonalidades e ritmos do corpo, sendo prestativo e ajudando os coleguinhas em suas dificuldades.
Quando não conseguia acompanhar, pedia ajuda as professoras que sempre foram prestativas e auxiliaram prontamente.
Presta atenção em sons de objetos de uso cotidiano, tentando colocar ritmo explorando seu som em diferentes momentos propostos.
****aprecia e ouve produções musicais pedindo as professoras que coloquem suas músicas preferidas, brinca, escuta, imita admira a linguagem musical e suas possibilidades.


Mais uma vez agradeço a confiança em meu trabalho e a colaboração durante todo esse importante processo de ensino aprendizagem das nossas crianças.

Contem sempre comigo!!!

MODELO V: RELATÓRIO INDIVIDUAL DE ALUNO (EDUCAÇÃO INFANTIL)

                                                        Resultado de imagem para imagens peppa pig

Ana Eduarda teve um excelente desenvolvimento no decorrer deste ano. Além de escrever o próprio nome, consegue escrever o nome de todos os colegas da turma, copiando-os do cartaz que está afixado na parede da sala, realizando esta atividade espontaneamente e com alegria. Tem grande interesse pela escrita de palavras e números, por ouvir histórias e manusear livros, o que certamente será um facilitador em seu processo de alfabetização nas próximas etapas da escolaridade. Está sempre pronta a ajudar as professoras, demonstrando interesse por tudo o que fazem e falam, pois é muito observadora e está atenta aos mínimos detalhes acerca de tudo o que acontece em sala. Se expressa bem e tem boa comunicação, inclusive consegue transmitir recados das professoras para outros adultos do CEI e  vice-versa. Escrever, desenhar, pintar e manusear livros estão dentre suas atividades favoritas. Gosta tanto de realizar as mesmas que às vezes até se oferece para pintar ou desenhar para os amigos. Participa de todas as atividades propostas, com grande interesse e capricho. Em relação ao cuidar de si, tem construído progressiva autonomia em relação ao uso do banheiro, conseguindo higienizar-se sozinha, com supervisão da professora ou outro adulto. Brincar no cantinho da beleza também lhe agrada muito, adora passar maquiagem (que muitas vezes traz de casa) e maquiar as amigas, porém gosta de escolher as meninas que irá maquiar, deixando algumas de lado, às vezes; nesse momento é preciso intervenção da professora para que maquie todas igualmente. Dançar é outra atividade que realiza com muita desenvoltura, por exemplo, sabe todas as coreografias e letras das músicas infantis da cantora Aline Barros. Nas rodas de contagem, já recita a sequência numérica até 10 ou mais (com ajuda) e consegue contar sozinha a quantidade de colegas presentes no dia. Quando a professora faz o registro da quantidade de crianças na lousa, fica muito atenta e já reconhece a escrita de alguns números. Na hora do descanso, demora muito a adormecer e às vezes nem dorme. Ana tem total autonomia na hora de se vestir e gosta de escolher sozinha as roupas e calçados que irá usar. Estes três anos que Ana Eduarda passou no CEI foram muito importantes para seu desenvolvimento e aqui ela vivenciou inúmeras experiências e aprendizados que com certeza levará para a vida toda, tais como: aprender a dividir, a ouvir o outro, a aguardar sua vez para falar, a conviver com outras crianças e suas diferenças, a desenvolver o gosto pela leitura, a respeitar regras e rotina, desenvolver noções de cuidados em relação ao cuidar de si, do outro e do ambiente, dentre muitos outros. Ela está se desenvolvendo mais a cada dia e crescendo muito rápido, portanto família não deixe de aproveitar cada minuto com sua filha: brinque, cante, leia histórias, leve ao cinema, parque, praças, museus, enfim, viva intensamente esse momento único que é a infância!

Neste segundo semestre, demos continuidade às atividades de roda de música, roda de história, brincadeiras dirigidas e proporcionamos as experiências e o contato com diversos  papeis, tintas, giz de cera e de lousa, com o intuito de desenvolver a criatividade. Por meio das encenações teatrais, DVD e CD contribuímos para a ampliação da imaginação das crianças. Em relação aos cuidados, estimulamos as mesmas a adquirirem autonomia, incentivando-as ao aprendizado da forma correta de se alimentarem sozinhas, fazendo o descarte dos restos de alimentos em recipientes próprios. Também dos hábitos higiênicos, bem como lavar as mãos, antes e após as refeições, após as brincadeiras e o uso correto do banheiro. O desfralde ocorreu de maneira tranquila e neste momento é muito importante para consolidar essa autonomia.

(NOME DA CRIANÇA) apresentou um desenvolvimento bastante significativo neste segundo semestre. Sua linguagem verbal a cada dia tem desenvolvido mais, o repertório de palavras tem crescido progressivamente e já formula frases completas, expressando suas emoções e sentimentos, relata pequenos fatos de seu cotidiano familiar e situações diversas ocorridas em sala de aula, tanto com ela quanto com os amigos. É uma criança tranquila, raramente se envolve em conflitos com os demais, costuma ceder sua vez nos brinquedos e brincadeiras sem maiores problemas, quando necessário. Colabora com a organização da sala de aula, ajudando a guardar brinquedos e outros objetos. Participa com muito entusiasmo das rodas de música, sugerindo algumas de suas canções prediletas. Aprecia os momentos de rodas de histórias, sejam com livros, fantoches ou outros recursos. Ao final de histórias lidas pelas professoras, sempre solicita o livro para que possa manuseá-lo, observando atentamente cada ilustração e recontando alguns trechos das mesmas. Seu personagem preferido é o Lobo Mau, que aparece inclusive em suas brincadeiras nos espaços externos do CEI, onde o imita ou finge que algum colega é o personagem. Em suas brincadeiras de faz de conta, percebe-se sua predileção por bonecas e bolsas, onde representa o papel da “mamãe” com sua “filha”, em diferentes situações, como passear, ir ao médico, ir à escola... Nas atividades de pintura e desenho, tem bastante concentração e demonstra grande prazer em realizá-las., manuseando objetos e papéis corretamente. No solário gosta muito de brincar na casinha e escorregador, já no parque aprecia brincadeiras com areia e potinhos, bem como correr, saltar, pular e brincar livremente. Na hora das refeições, procura comer de tudo um pouco do que lhe é oferecido, porém seu prato preferido é sopa. Come bem as frutas em geral, mas maçã e banana são as que mais gosta. Seu processo de desfralde foi bem tranquilo, usa fraldas somente na hora do sono e às vezes para ir embora. Costuma avisar as professoras quando está com vontade de usar o banheiro, somente algumas vezes acontecem “escapes”, em situações em que está completamente envolvida em suas brincadeiras, o que é absolutamente normal nessa fase. (NOME DA CRIANÇA) é muito observadora e curiosa, sempre fazendo perguntas diversas às professoras sobre diferentes fatos. Enfim, (   CRIANÇA          ) teve momentos significativos neste ano, onde lhe foi propiciado diferentes oportunidades de interação com crianças, adultos, objetos e participou de um processo contínuo de muita aprendizagem, contribuindo para que tenha uma infância saudável e feliz.


 Autoria: Priscila A.
fonte: http://alfabetizacaoecia.blogspot.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

B